textimagens - rosaura soligo

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

inimigos

leonardo soares

O índio Don Juan, que conhecemos pelas mãos de Castañeda, nos ensinou que todo homem tem quatro inimigos grandiosos em sua jornada de conhecimento: o medo, a clareza, o poder e a velhice.
O primeiro, o medo, é terrível, traiçoeiro, difícil de vencer, permanece oculto em todas as voltas do caminho, rondando à espreita. Se o homem fugir apavorado, o medo terá posto fim à sua busca: jamais aprenderá, jamais conquistará conhecimento, porque seu primeiro inimigo terá destruído os seus desejos.
Para vencer o medo, o segredo é não fugir: é preciso ter medo plenamente e desafiá-lo, espantá-lo, fazê-lo recuar.
Estará, então, o homem diante do seu segundo inimigo: a clareza. Essa clareza de espírito, que é tão difícil conquistar, elimina o medo, mas também cega. Obriga-o a nunca duvidar de si. Agora é corajoso, porque adquiriu clareza de espírito, não se intimida diante de nada porque a possui. Um grande engano. Se sucumbir a esse poder de faz-de-conta, o homem terá se deixado vencer.
Para que isso não aconteça, terá que agir com a clareza como agiu com o medo: terá que desafiá-la - e usá-la apenas para ver. Terá que pensar, acima de tudo, que a sua clareza é quase um erro... E virá o momento em que compreenderá que ela é apenas um ponto diante de sua vista. Assim o homem vencerá o seu segundo inimigo e nada mais poderá prejudicá-lo. Isso não será um engano, mas o verdadeiro poder.
Estará agora, então, diante de seu terceiro inimigo: o poder. Esse é o mais forte de todos e, naturalmente, diante dele o mais fácil é ceder - afinal de contas, com poder, o homem torna-se realmente invencível, pode tudo comandar... Começa correndo riscos calculados e termina estabelecendo regras, porque é um senhor.
Para vencer esse terceiro inimigo, também precisará desafiá-lo intencionalmente, e compreender que o poder que parece ter adquirido, na verdade, nunca é seu. Terá que tratar com cuidado e lealdade tudo o que aprendeu.
E depois dessa batalha difícil, quase sem perceber, encontrará o inimigo mais cruel, porque impossível de derrotar por completo: a velhice. É quando homem sente um desejo irresistível de descansar… Se ceder ao desejo de se afundar-se na fadiga, terá perdido a última batalha e o seu inimigo o reduzirá a uma criatura velha. Seu desejo de sair de cena dominará tudo o que conquistou - a clareza, o poder, a sabedoria. 
Mas se, ao contrário, sacudir a fadiga e viver seu destino plenamente, então poderá ser considerado um homem de conhecimento, nem que seja no breve momento em que consegue lutar contra o seu último inimigo invencível: esse momento de clareza, poder e sabedoria é o suficiente!

2 comentários:

  1. Quando findas estas batalhas, teremos muito aprendido com estes mestres e fatalmente seremos melhores na proxima viagem!

    ResponderExcluir